Dezenas de comerciantes limparam hoje os grafitis das paredes das lojas e espaços públicos das Caldas da Rainha, numa iniciativa da Associação comercial que pretende tornar a cidade mais atrativa para os visitantes.
Corpo do artigo
«Consideramos que as paredes todas sujas e 'grafitadas' não é a melhor imagem para a cidade que quer atrair visitantes e turistas, e lançámos esta iniciativa para sensibilizar comerciantes, população e até as pessoas que fazem estas pinturas nas paredes», afirmou o presidente da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), João Frade.
A limpeza dos grafitis iniciou-se numa das principais entradas da cidade, com a limpeza da estátua da Rainha D. Leonor, onde o presidente da câmara, Fernando Costa (PSD), se juntou à iniciativa para deixar aos autores das pinturas uma promessa.
«A câmara vai disponibilizar um espaço para este tipo de arte, onde os interessados poderão fazer as suas pinturas sem andarem a deixar assinaturas por toda a cidade», afirmou Fernando Costa.
João Pereira, 35 anos, autor de uma das pinturas autorizadas, realizada numa parede da cidade, aplaude a iniciativa sublinhado que «há gente com vontade de pintar, há paredes para serem pintada e comerciantes e políticos dispostos a resolver o problema das pessoas que pintam na rua».
A Associação comercial investiu cerca de dois mil euros na compra de produtos e equipamentos de limpeza de grafitis que, segundo João Frade, «os comerciantes podem solicitar logo que vejam as paredes pintadas para tentarmos manter este problema mais controlado».
A ação de limpeza e sensibilização dos autores das pinturas espalhadas pela cidade foi durante a manhã prejudicada pela chuva, mas a associação manifestou a intenção de repetir a iniciativa a breve prazo.