A Capitania do Porto do Douro disse estar preocupada em particular com o troço do rio entre a Crestuma e a Foz e prevê que possam acontecer cheias à noite ou de madrugada.
Corpo do artigo
A Capitania do Porto do Douro está preocupada com a subida das águas neste rio por causa das chuvas, muito embora a situação até agora não seja crítica.
Ouvido pela TSF, o comandante Raul Riço disse estar preocupado com o «troço entre Crestuma e a Foz, nomeadamente a zona da Ribeira, Miragaia, Vila Nova de Gaia e Alfândega».
Este comandante explicou que se espera que o caudal do rio suba ainda mais «consoante descargas que serão feitas pelas diversas barragens ao longo do rio».
«Estamos em aviso laranja e em articulação com a Proteção Civil vão ser tomadas uma série de medidas de forma a acautelar bens materiais e pessoais», adiantou Raul Riço, que diz que se poderão esperar cheias mas apenas à noite ou na madrugada.
Raul Riço confirmou ainda que está controlada a situação no Peso da Régua, onde se verificou uma inundação na zona do cais esta sexta-feira de manhã, situação para a qual as autoridades estavam de sobreaviso.
«Este tipo de situações são normais acontecer com caudais de cheia e a zona da Régua tem este tipo de situações sempre», sublinhou este comandante, que disse que o bar local, que está em cota de cheia, foi acautelado.