São dos animais mais mortíferos. Agora os cientistas descobriram que expelem insulina, o que provoca a falta de glicose nos órgãos vitais dos peixes que capturam.
Corpo do artigo
A descoberta foi liderada por uma equipa de cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, que estudaram as espécies "Conus geographus" e "Conus tulipa".
Os caracóis em causa não precisam de perseguir as suas presas, porque, usando o tipo específico de insulina dessa presa (que é absorvida pelas guelras), acabam por provocar um choque hiperglicémico.
Os peixes ficam letárgicos e são facilmente apanhados, devido à falta de glicose.
[youtube:FwtRI1T_v3I]
Helena Safavi, coautora do estudo, diz que a partir de agora se sabe que estes caracóis marinhos provocam uma disfunção do metabolismo das presas, para as apanhar.
Esta será a a primeira vez que a insulina é encontrada na composição de um veneno animal, de acordo com estes cientistas.