No dia da marcha contra a fome no mundo, em Lisboa e no Porto, o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, referiu na TSF que há cada vez mais crianças com carências alimentares.
Corpo do artigo
Cerca de cinco mil pessoas deverão participar este domingo, em Lisboa e no Porto, na Marcha contra a Fome, uma iniciativa que vai doar 25 por cento das verbas angariadas para a Cáritas Portuguesa, reforçando o apoio às famílias.
Em declarações à TSF, o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, sublinhou que há cada vez mais crianças com carências alimentares e deu o exemplo da abertura das cantinas escolares durante as férias.
Em 2009, 4,8 por cento das famílias com crianças não tinham capacidade para ter uma refeição de carne ou peixe pelo menos de dois em dois dias. Entre toda a população a percentagem é de 4,4 por cento.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 22,9 por cento das crianças e jovens até aos 17 anos estavam em risco de probreza. Já entre a população portuguesa a percentagem é de 17,9 por cento.