A nova loja do Futebol Clube de Barcelona, integrada no Camp Nou, que recebe anualmente 4 milhões de visitantes, foi desenvolvida por uma empresa de Famalicão que, com a crise no setor da construção civil, apostou na decoração de lojas.
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A Carpintaria S. José (CSJ) é gerida por quatro irmãos que herdaram a empresa fundada pelo pai em 1989. Já na década de 30 do século passado, o avô dos irmãos Machado ganhava a vida na carpintaria, com a construção de carros de bois para a lavoura.
Três gerações depois, a área de negócio é outra, adaptada à evolução do mercado. Desde que foi fundada, a CSJ ultrapassou a crise no setor da construção civil, virou-se para o mobiliário personalizado e à boleia do "boom" dos centros comerciais nos anos 90 apostou na decoração de lojas.
Trabalham para marcas de prestígio no pronto-a-vestir, joalharia, lar e decoração com projetos de loja desenvolvidos um pouco por todo o Mundo. «Mesmo durante a crise tivemos sempre muito trabalho porque nunca cedemos ao facilitismo de baixar a qualidade para fabricar barato. Achamos sempre que enquanto tivéssemos qualidade, teríamos futuro», explicou à TSF Joaquim Machado.
O caminho da internacionalização foi gradual mas enfrentou diversas dificuldades, nomeadamente após o rebentar da crise da dívida em que o país se viu mergulhado, com a desconfiança dos clientes estrangeiros a entravar muitos negócios.
Com cerca de 80 trabalhadores e 4 milhões de euros de faturação, a Carpintaria S. José (CSJ) acaba de investir 800 mil euros em maquinaria nova para dar resposta ao aumento da procura, sobretudo, por parte do Médio Oriente e América do Sul.