
Um casal de leões devorou cinco cabeças de gado bovino e seis caprinos no interior da Beira, Sofala, centro de Moçambique, e está a «semear pânico» na população da região, disse hoje à Lusa a autoridade local.
Xavier Tualufo, chefe do posto administrativo de Nhangau, disse que há três semanas que os leões se instalaram na região, tendo matado uma cabeça de gado e dois cabritos. Em Chinacondo (Dondo) seis cabritos e quatro bois foram mortos e comidos pelos leões.
«Não temos registo de danos humanos. Ontem (domingo), realizámos cerimónias tradicionais para pedir sossego aos espíritos, mas também já fizemos uma comunicação aos serviços da agricultura, para o abate dos animais», adiantou Tualufo, que admite que os animais tenham fugido do parque de Gorongosa.
Contudo, a fonte disse que alguns habitantes da região, constituída maioritariamente por camponeses e carvoeiros, tem estado a deixar a zona sob receio de ataque, e novas formas de circulação foram adotadas.
«Os animais começaram a aparecer nas machambas (hortas) e isso começou a criar pânico na população que já pernoitava na casa do chefe da povoação. Agora, as pessoas já andam em grupo para evitar ataques», precisou Xavier Tualufo.
A região de Nhangau faz fronteira com o distrito de Dondo, não muito distante do parque nacional da Gorongosa, um espaço que, depois de dizimado durante a guerra civil de 1976 a 1992, tem sido largamente repovoado por animais selvagens.