São mais de mil moedas de ouro. Raras, em perfeito estado de conservação e do século XIX. O casal estava a passear o cão na região de Gold Country, norte da Califórnia, quando descobriu o tesouro.
Corpo do artigo
As 1.427 moedas, datadas de 1847 a 1894, estão avaliadas em 10 milhões de dólares (7 milhões e 300 mil euros). Um especialista citado pela CNN diz que esta pode ser a maior descoberta do género na história dos Estados Unidos.
O tesouro foi descoberto por acaso. O casal, que prefere ficar no anonimato, passeava na sua propriedade no norte da Califórnia, quando reparou que algo brilhava perto de uma velha árvore. Começaram a escavar e as moedas não paravam de surgir.
[youtube:2_gWNmy1X28]
O especialista em moedas Don Kagin, que está a representar o casal, resume o sentimento: «É como se tivessem encontrado um pote de ouro no final do arco-íris».
Apesar de o valor impresso nas moedas somar cerca de 20 mil euros, algumas são tão raras que os especialistas dizem que podem alcançar mais de 700 mil euros cada uma. A maioria das moedas foram cunhadas em São Francisco, mas também há uma da Geórgia.
O casal planeia vender a grande maioria das moedas através da Amazon e ficar apenas com algumas para recordação. Para além de pagar algumas contas, querem doar dinheiro anonimamente a associações de solidariedade.