
Retratos-robot divulgados pela polícia britânica
Direitos Reservados
Andy Redwood, responsável pela equipa de 37 pessoas da polícia britânica que está a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, acredita que a menina foi alvo de «um rapto planeado».
Corpo do artigo
O investigador explicou que a teoria anterior, que se baseava no depoimento de uma amiga do casal McCann, está errada e que o homem visto por Jane Tanner, às 21h15 de 3 de Maio de 2007 com uma criança ao colo não foi o autor do rapto.
[youtube:5Ku4jk6_gLw]
Andy Redwood acredita que se tratava de um turista que tinha ido buscar a filha à creche do Ocean Club, a estância turística onde os McCann estavam alojados.
O inspetor concentra, por isso, o foco da investigação num outro suspeito que foi visto, perto das 22:00, com uma criança loira ao colo, a descer uma rua perto do aldeamento, em direção à praia.
É esse suspeito que é visto nos dois retratos-robot divulgados pela polícia britânica, duas imagens do mesmo homem que mostram algumas diferenças, pois foram feitos com base no testemunho de pessoas diferentes.
A Scotland Yard descreve o suspeito como sendo de raça branca, entre os 20 e os 40 anos, cabelo castanho curto, estatura média e sem barba.
«Estamos a pedir ajuda ao público. Embora este homem possa ser ou não uma peça-chave para desbloquear esta investigação, encontrá-lo e falar com ele é de importância vital para nós. Temos testemunhas que o colocam na área próxima da estância, perto da hora do desaparecimento de Madeleine», afirmara antes Andy Redwood num comunicado.
No programa "Crimewatch", exibido ontem pela BBC, foram exibidos retratos-robot de outros homens que terão sido avistados junto da estância turística no dia do desaparecimento ou dias antes.
A polícia britânica quer também localizar um grupo de homens que andou a fazer recolha de donativos para solidariedade juntou ou dentro do complexo, e que os detetives acreditam serem fraudulentos.
O caso «tem todos os sinais de um rapto planeado, o que necessitaria de reconhecimento do local», explicou.
Andy Redwood disse ainda que a polícia britânica está interessada em receber depoimentos de habitantes da Praia da Luz, acrescentando que a informação pode ser transmitida diretamente à polícia britânica ou à Polícia Judiciária, que destacou seis elementos da diretoria de Faro para assistir os britânicos nas diligências necessárias.