
O Presidente da República considera que «é urgente que mais portugueses concretizem a sua vontade de participar através da inserção em programas de ajuda solidária». Numa mensagem, que será lida na abertura da conferência «Portugal Voluntário», esta tarde no Porto, Cavaco Silva também se interroga «sobre qual seria a real situação social em Portugal» sem os voluntários.
Corpo do artigo
Na mensagem, o Presidente da República lembra que «cerca de um milhão de portugueses desenvolve [um trabalho] no sentido de ajudar as pessoas mais carenciadas e socialmente excluídas do nosso País» e interroga-se «sobre qual seria a real situação social em Portugal se não fosse o trabalho e a dedicação dos voluntários e das instituições».
Cavaco Silva considera igualmente que«numa época em que o aumento de desemprego, o endividamento das famílias, a redução dos seus rendimentos e a escassez de oportunidades, agravam o risco de empobrecimento e de exclusão social, é urgente que mais portugueses concretizem a sua vontade de participar através da inserção em programas de ajuda solidária» e conclui que «o voluntariado é uma das expressões mais nobres de cidadania».
Um estudo revelado há dias, pela agência Lusa, revelou que o voluntariado em Portugal tem valores bastante reduzidos, na ordem dos 12%, face a uma média europeia de 24%, mas mostra também que há cada vez mais portugueses que participa voluntariamente em campanhas pontuais, como a recolha de alimentos do Banco Alimentar e a Campanha Limpar Portugal.
A mensagem do Presidente da República será lida esta tarde na conferência «Portugal Voluntário», organizada pela TSF e pela Fundação Manuel da Mota.
Na conferência participarão o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares. No final será atribuído o Prémio Manuel António da Mota, no valor de 50 mil euros, à instituição vencedora e nove menções honrosas aos restantes finalistas.
Conheça os finalistas ao Prémio Manuel António da Mota na página do programa Portugal Voluntário.