Cavaco Silva recebeu com «profunda satisfação» a designação do fado como Património da Humanidade, sublinhando é «motivo de orgulho para todos os portugueses».
Corpo do artigo
Cavaco Silva considera, num comunicado publicado no site da presidência, que todos os portugueses se devem orgulhar desta distinção.
«Este reconhecimento constitui um motivo de orgulho para todos os Portugueses: a partir deste momento, o Fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras», pode ler-se.
O presidente da República deixou também uma felicitação para «todos os que, mais directamente, estiveram envolvidos na preparação, desenvolvimento e divulgação desta candidatura».
«O seu sucesso é também o sucesso de todos os que, ao longo de mais de um século, viveram, trabalharam, escreveram e cantaram o Fado. Estão de parabéns os fadistas, os poetas, os músicos, os compositores, os estudiosos e todos os que contribuíram para fazer do Fado uma melodia universal», prosseguiu.