
Parques de Sintra
No dia em que é inaugurada a biblioteca equestre no palácio de Queluz, a TSF conta como nasceu a arte equestre portuguesa.
A Academia Real foi criada no século XVIII pelo rei D. João V que copiou a tradição da corte de Viena de Áustria. Os cavalos, de raça lusitana eram treinados e exibidos em espetáculos para a nobreza.
No palácio de Queluz, a Escola de Arte Equestre mantém vivos os costumes. A diretora da escola, Teresa Abrantes, conta que existem 50 cavalos lusitanos, que são treinados todos os dias nos jardins do palácio.
[youtube:eYJDGIa9OeQ]
As selas e os trajes dos cavaleiros são iguais aos do século XVIII e os exercícios barrocos, chamados ares altos, também. Teresa Abrantes diz que no Palácio há cavalos voadores. Quando fazem cabriolas, um exercício, levantam-se todos no ar como se fossem cavalos alados.
O público pode assistir aos treinos, diariamente de manhã, e pode, a partir de hoje consultar também na nova biblioteca equestre mais de 1400 títulos e gravuras que ajudam a perceber a história da arte equestre.