A comissária europeia para as alterações climáticas, Connie Hedegaard, felicitou este domingo o governo da Austrália por decidir aplicar a partir de 1 de Julho de 2012 um imposto por tonelada de dióxido de carbono emitido.
Corpo do artigo
«Felicito a Austrália pelo seu compromisso de colocar um preço na emissão de (dióxido de) carbono e introduzir um mecanismo de negociação de emissões a partir de Julho de 2015», afirmou em comunicado.
A responsável disse que na Europa este mecanismo, que permite a negociação no mercado de licenças de emissão de carbono, tem promovido a criação de novos modos, mais criativos e inovadores, de trabalhar pelas empresas, que permitem reduzir o nível de emissões e a redução de custos.
«Desejamos que a Austrália caminhe na mesma direcção e converta no mercado o carbono no centro da sua resposta política o desafio climático», concluiu.
A Austrália é um dos países que maior quantidade de gases poluentes com efeito de estufa emite para a atmosfera, devido à sua alta dependência do carvão para produzir electricidade.