O presidente da EDP Distribuição explicou que as atenções estão dirigidas agora para a média e alta tensão e disse esperar que na segunda-feira se trate dos problemas de baixa tensão.
Corpo do artigo
A EDP indicou que cem mil clientes afetados pelo mau tempo de sábado ainda estão sem eletricidade, em particular nas zonas entre Pombal e Leiria.
Em conferência de imprensa, o presidente da EDP Distribuição disse esperar que na segunda-feira se possa dar atenção aos problemas da baixa tensão, uma vez que a prioridade agora é a alta e média tensão.
«Estamos a dirigir os nossos esforços para aqueles regiões com equipas que estão em todas as avarias», adiantou João Torres, que assegurou que mais de cem geradores já foram instalados, em especial no centro do país.
Este responsável explicou também que se está a recorrer ao uso de centrais móveis que estão a substituir linhas de média tensão que «não tinham recuperação possível nos próximos dias».
A empresa adiantou ainda que 90 por cento dos clientes que ficaram sem energia elétrica por causa do temporal já têm novamente eletricidade.
Ainda de acordo com a EDP, que mil trabalhadores no terrenos a tentar resolver estas falhas de energia, foram destruídos 11 mil quilómetros de cabos elétricos.