
Zoo Edimburgo, Escócia
Os chimpanzés são capazes de entender diferentes sons de outros primatas - a conclusão é de um grupo de cientistas que acompanha chimpanzés holandeses, que foram transferidos para o Jardim Zoológico de Edimburgo.
Os chimpanzés holandeses foram levados para a Escócia e após três anos de convívio alteraram o grunhido que usavam para pedir uma maçã.
O grupo de chimpanzés holandeses conseguiu começar a usar os sons dos primatas escoceses. Agora, os cientistas querem saber se os dois grupos já se entendiam antes - e apenas tinham "palavras" diferentes; ou se os diferentes sons que os chimpanzés usam para pedir maçãs representam duas línguas diferentes.
[youtube:KU_tdtcxcL8]
A investigação está a ser realizada pelas universidades de Zurique, na Suíca, e York, no Reino Unido.
No início, os primatas holandeses usavam um grunhido meio esganiçado e muito alto, enquanto os escoceses grunhem num tom mais baixo. Com o tempo, os holandeses baixaram o "volume" do grunhido. A pesquisa, publicada na revista "Curren Biology", sugere que chimpanzés usam grunhidos de forma similar à forma como os humanos usam palavras, o que ajuda a explicar a própria evolução da linguagem das pessoas.
Para os cientistas, o objetivo agora é saber se essa mudança entre os macacos equivale a um ser humano aprender todo um novo idioma ou se é algo como uma pessoa absorver o sotaque de alguém que fala a mesma língua, mas com uma entoação diferente.