Esta noite será visível em Portugal uma chuva de estrelas. Um fenómeno que acontece devido à passagem da Terra perto dos detritos deixados pelo cometa Swift-Tutlle. O ideal é observar os meteoros num local com pouca luz.
Corpo do artigo
Uma chuva de estrelas que pode atingir cerca de cem meteoros por hora. O fenómeno começou a 17 de julho e termina a 24 de agosto, mas amanhã de manhã atinge o auge, como explica Miguel Vilardebó, da Green Trekker, que se dedica à organização de Caminhadas.
"A altura em que se vão ver mais os meteoros passar na atmosfera é durante o dia, entre as 7:30h da manhã e as 10 horas. Mas nas noites anterior e seguinte podemos visualizar as estrelas cadentes."
Um pretexto para uma caminhada noturna no cabo Espichel ou em Sintra. Miguel Vilardebó conta que um dos percursos parte de Malveira da Serra. "Vamos em direção à serra, por trilhos, até ao Santuário da Peninha, aqui paramos, bebemos chá e regressamos à Malveira".
Não é necessário material específico para a observação, quem quiser participar só precisa levar água, um agasalho e boa disposição. "O ideal é estar num local com pouca luz e ter o céu limpo para ver as estrelas".
As Perseidas são uma chuva de estrelas que acontece todos os anos devido à passagem da Terra, na sua órbita à volta do sol, perto dos detritos deixados pelo cometa Swift - Tuttle.