O lado mais invernoso do Outono chega este fim-de-semana, com chuvas fortes e ventos em todo o país. As terras altas poderão ter neve já na segunda-feira.
Corpo do artigo
As temperaturas máximas vão descer gradualmente até ao fim-de-semana, prevendo-se um agravamento do estado do tempo a partir de domingo com possibilidade de ocorrência de chuva e vento fortes, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Em declarações à TSF, a meteorologista Maria João Frada disse que no sábado são esperados «aguaceiros e trovoada, gradualmente da região sul para a região centro».
No domingo, prevê-se a «aproximação de uma depressão bastante cavada», pelo que é esperada a «ocorrência de precipitação em todo o território, em especial a partir da tarde», acrescentou.
Até ao final da manhã de segunda-feira «a precipitação poderá ser por vezes forte, associada também a vento forte», disse ainda, adiantando que «eventualmente» na segunda-feira caem as «primeiras neves do ano nos pontos mais altos da Serra da Estrela».
Para hoje e sexta-feira, o Instituto de Meteorologia prevê céu pouco nublado ou limpo com aumento temporário de nebulosidade, descida da temperatura máxima nas regiões do interior norte e centro.
As temperaturas máximas vão variar entre os 25 e os 27 graus Celsius e as mínimas entre 17 e 19 graus.
Notícia actualizada às 08:45.