Cidade espanhola usa forma de governar única no mundo, é o Twitter

Jun é uma pequena cidade espanhola, da província de Granada, onde serviços públicos e cidadãos comunicam quase unicamente via Twitter. Um caso de sucesso que está a ser alvo de estudos.
A medida começou a ser implementada em setembro de 2011. Desde essa data que os cerca de 3 500 habitantes de Jun marcam consultas médicas, apresentam queixas sobre os serviços públicos, consultam as ementas escolares, entre muitos outros exemplos, através desta rede social. Do lado do governo o Twitter é utilizado para divulgar informações como oportunidades de emprego, óbitos, notícias locais, etc.
[twitter:598821113012060163]
O presidente da autarquia, Rodriguez Salas, é o primeiro a dar o exemplo, quase todos os dias comunica com a população via Twitter. Com cerca de 330 mil seguidores, o autarca disse ao jornal The Independent que "Graças ao Twitter, as pessoas podem reclamar diretamente, o que nos ajuda a crescer como políticos. É uma forma de aproximar habitantes e governo e de reconhecer quem trabalha."
Todos os serviços de Jun têm uma conta pessoal na rede, desde o varredor de rua aos polícias e um pouco por toda a cidade é possível ver o logótipo do Twitter (os carros da polícia, por exemplo, têm o pássaro do twitter desenhado nas portas).
Um caso de sucesso que está a ser estudado por investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O tempo mais rápido de resposta a um problema é de três minutos e meio, como aconteceu com um habitante que publicou uma fotografia de um poste de eletricidade partido. As imagens publicadas têm a localização exata o que facilita a resposta.
No entanto, os investigadores alertam que este método de comunicação entre as entidades oficiais e os cidadãos pode ser perigoso. Deb Roy diz que por um lado, "o desempenho do governo está sob um grande escrutínio público, se algo correr mal toda a população fica a saber e o funcionário que falhou pode ser demitido. Este "castigo" pode tornar-se um padrão. Por outro lado, se o trabalho for bem feito é visível a todos e há mais probabilidade de ser recompensado."
A pensar nas pessoas mais velhas, a cidade de Jun implementou um programa destinado a quem tem mais de 65 anos.
Os investigadores do MIT estão a analisar este sistema de governação para posteriormente avaliarem se pode ser implementado, numa escala maior, em qualquer parte do mundo.