Cientista português Rui Reis vence prémio de carreira George Winter
Rui Reis, director do grupo 3B's da Universidade do Minho, foi distinguido com o prémio de carreira George Winter. À TSF, o cientista mostrou-se «orgulhoso».
Corpo do artigo
Este é o principal prémio europeu na área dos biomateriais e pretende reconhecer, encorajar e estimular investigação nesta área.
Rui Reis é apenas o segundo investigador a conseguir os dois principais prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais. Em 2002, recebeu o Jean Leray Award, um prémio destinado aos jovens cientistas.
«É extremamente interessante conseguir receber um prémio de carreira que costuma muitas vezes ser dado a cientistas à beira da reforma ou perto disso», disse à TSF o cientista, de 44 anos.
Rui Reis mostrou-se ainda «orgulhoso» e destacou que o trabalho é de toda a sua equipa, que é considerada «um dos grupos mais prestigiados na Europa neste domínio».
O professor explicou que, quando recebeu o prémio, «pensou que em nove anos» conseguiu «passar do reconhecimento do jovem cientista mais promissor», para um dos cientistas «estabelecidos na área».