Com uma fisionomia considerada estranha pelos cientistas, o Anzu wyliei é o maior exemplar de um dinossauro tipo pássaro descoberto até agora nos EUA e viveu há 66 milhões de anos.
Corpo do artigo
Cientistas norte-americanos identificaram, na quarta-feira, o maior exemplar de um dinossauro tipo pássaro nos EUA, que apelidaram de a «galinha vinda do Inferno».
Este dinossauro tem uma cabeça como um pássaro, uma crista estranha no crânio, mão com garras grandes muito afiadas e pernas longas com um corpo provavelmente coberto de penas.
[youtube:hMjcuftwjpo]
Este exemplar, chamado de Anzu wyliei, mostra como era este tipo de dinossauros que viveu há 66 milhões de anos na América do Norte, uma espécie já muito conhecida na Ásia.
«Não sei se uma pessoa gritaria e fugiria ou se riria, por causa deste monstro galinha com um ar absurdo», comentou a paleontologista Emma Schachner, da Universidade de Utah, uma das investigadoras.
O paleontologista Matt Lamanna, do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburg, disse que a primeira reação que se teria ao ver este dinossauro seria «que pássaro tão estranho». «Na conceção de muita gente não pareceria um dinossauro», frisou.
[youtube:sgo5fC7GBZY]
Segundo os investigadores, o Anzu wylei tem 3,35 metros de comprimento, 1,52 metros de altura e entre 200 a 300 quilogramas de peso.