Cientistas querem por tardígrados a colonizar outros planetas (vídeos)
Os tardígrados são o animal mais resistente que se conhece na Terra. Cientistas acreditam que podem ser os primeiros a colonizar outro planeta.
Corpo do artigo
Cientistas da Universidade de Manitoba, no Canadá, estão a construir um minissatélite, que pode ser lançado durante este ano, com o objetivo de perceber se os tardígrados sobrevivem a longas viagens interplanetárias.
A cientista que coordena o programa fala mesmo em colocar o animal em Marte: se «já encontraram vestígios de água em Marte (...) Queremos saber se o tardígrado poderia sobreviver lá», afirma Viridiana Ureña, no que seria o primeiro animal terrestre a colonizar outro planeta.
[youtube:rhw_KSqP3NQ]
Tradígrado?
O tardígrado é um animal microscópico que vive na água e, mais importante, consegue resistir a temperaturas superiores a 150° e inferiores a 270º.
Ou seja, à luz do que se conhece no planeta Terra, é o animal mais resistente que existe. E por isso motivo de interesse entre cientistas.
Tardígrados já foram enviados para o espaço e sobreviveram.
Como? Quando não está na água, o tardígrado entra numa espécie de hibernação (chamada de criptobiose), suspendendo as funções básicas e evitando a morte.
[youtube:vbUWsz7nVC0]
Cientistas estudam o tardígrado para perceber se os humanos alguma vez poderão entrar e sair de um estado parecido com a criptobiose, o que lhes permitiria fazer, por exemplo, as tais viagens espaciais.