
Pelo menos cinco mortos e sete desaparecidos em inundações em Manila
Reuters
Pelo menos cinco pessoas morreram e sete desapareceram depois de chuvas torrenciais terem causado inundações e deslizamento de terras na capital filipina e arredores, informaram hoje oficiais.
Um homem morreu e outros seis desapareceram num desabamento de terras num subúrbio de Manila, enquanto outros quatro homens morreram afogados e outro desapareceu nas inundações registadas nas províncias de Bulacan e Bataan, localizadas nas proximidades, informaram responsáveis da proteção civil à AFP.
As chuvas intensas que se abateram nos últimos dias sobre as Filipinas inundaram metade da capital e paralisaram os transportes, os serviços públicos e as escolas, causando 53 mortos em todo o país, de acordo com o último balanço provisório.
Pelo menos 20 mil pessoas abandonaram as suas casas, sendo as mais pobres as mais vulneráveis às intempéries.
«Pelo menos 50 por cento da grande Manila está inundada. Fortes chuvas são esperadas nas próximas 24 horas. As inundações vão agravar-se», declarou à AFP Jean Navarez, da agência meteorológica das Filipinas.
As chuvas das monções e o tufão "Saola" que na semana passada afetou o norte do país fizeram um total de 53 mortos e mais de 268 mil deslocados, segundo o referido balanço oficial, que não inclui as ocorrências da última noite.