
Cinemateca Portuguesa
Global Imagens
A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema vai receber um apoio financeiro de 120 mil euros para contratar serviços de legendagem até 2017, de acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República.
Corpo do artigo
A portaria no âmbito da atividade da Cinemateca vem publicada na segunda série do DR de hoje, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, Hélder Gomes dos Reis.
O apoio de 40 mil euros anuais entre 2015 e 2017 é justificado na portaria pela necessidade da Cinemateca adquirir serviços de inserção de legendas eletrónicas durante a projeção de filmes exibidos no contexto de ciclos e sessões de cinema.
Adianta ainda a portaria que a organização dos ciclos de cinema inclui o estabelecimento de compromissos antecipados, razão pela qual a entidade pretende abrir um concurso público para a contratação de serviços de localização de legendas com vigência plurianual.
No verão do ano passado, a então diretora da Cinemateca, Maria João Seixas, alertou publicamente para dificuldades financeiras da entidade, que corria o risco de encerrar se não fosse financiada de fora urgente. Na sequência das declarações da direção, o secretário de Estado da Cultura veio anunciar que estavam a ser asseguradas as medidas para garantir o funcionamento da Cinemateca.
Os constrangimentos orçamentais tinham levado a direção da Cinemateca a cortar na legendagem e nos modelos de divulgação da programação mensal. A situação chegou na altura às redes sociais e motivou uma manifestação à porta da entidade em defesa da sua atividade.