
Jerry Yang
Direitos Reservados
O portal da Internet anunciou hoje a demissão do co-fundador Jerry Yang do conselho de administração e de todos os cargos que detinha na empresa. Em comunicado, Yang disse ter chegado a altura de seguir outros desafios fora da Yahoo.
A decisão foi anunciada esta noite e logo após a notícia da demissão uma boa notícia: o preço de cada acção da Yahoo disparou mais de 3,5 por cento, alcançando um valor de 16 dólares.
Jerry Yang é conhecido em grande parte por se ter oposto à compra da sociedade pela Microsoft, em 2008.
Com o título de "Chefe Yahoo", tinha sido substituído na direcção-geral da empresa em Janeiro de 2009, mas mantinha ainda a designação continuando com responsabilidades no delinear de estratégias da empresa.
Uma influência que levou a que alguns analistas já tenham considerado que após este anúncio, a Yahoo poderá vir a ter a vida facilitada, deixando de transportar o peso da imagem do grande líder e alargando horizontes, para uma maior liberdade de escolha do que são as estratégias para a empresa.
Jerry Yang fundou a Yahoo com David Filo em 1995, e manteve-se no conselho de administração de forma ininterrupta até esta terça-feira.
De acordo com fontes da Yahoo, Yang demitiu-se também dos conselhos de administração da Yahoo Japan e do grupo chinês Alibaba, os dois grandes parceiros asiáticos do grupo americano.
O actual presidente do conselho de administração da yahoo, Roy Bostock, já veio a público dizer que vai sentir falta das ideias de Jerry Yang mas que respeita a decisão.