
DR
A exposição "You Love Me, You Love Me Not -- Arte contemporânea na coleção Sindika Dokolo", que reúne obras de 50 artistas de várias nacionalidades, é inaugurada hoje na Galeria Municipal Almeida Garrett.
«Trata-se da mais importante mostra da coleção da Fundação Sindika Dokolo alguma vez concretizada», refere a Câmara do Porto em comunicado.
Com a curadoria de Bruno Leitão e Suzana Sousa, a mostra «faz parte da programação que explora o tema FELICIDADE, transversal à atividade do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto», acrescenta.
A exposição, que poderá ser visitada até 17 de maio, dedica especial atenção à obra de artistas africanos contemporâneos, como Samuel Fosso, Cameron Platter, William Kentridge, Yonamine, David Goldblatt, Kendell Geers e Nástio Mosquito, embora também inclua obras de artistas não africanos, como, por exemplo, Marlene Dumas, Nick Cave e Kara Walker.
"You Love Me, You Love Me Not" é uma exposição internacional que propõe «um discurso que equaciona social e politicamente o amor, a identidade e o território e que se singulariza pela inclusão de importantes nomes da arte contemporânea», mas destaca-se também «por refletir de forma crítica e pungente a filiação da arte africana neste universo», esclarece a autarquia.
Propõem-se percursos da produção artística africana «com forte incidência na história recente que refletem sobre afetos e sobre questões sociopolíticas», sublinha.
Sindika Dokolo nasceu no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo e foi educado pelos pais na Bélgica e em França, tendo começado aos 15 anos a constituir uma coleção de obras de arte, por iniciativa do pai. É casado com a empresária e filha do presidente de Angola, Isabel dos Santos.