
IMA
É minúsculo, mas promete ser uma grande ajuda para quem conduz em cidade e na hora de estacionar nos grandes centros urbanos passa horas à procura de lugar. "Colibri" é o seu nome. É um monolugar que só chega ao mercado em 2016, mas já tem mais de mil encomendas.
Produzido na Alemanha, pela Innovative Mobility Automoblie (IMA), o "Colibri" está prestes a entrar em fase de produção, para começar a ser vendido no próximo ano.
Até lá, vai despertando o "apetite" dos condutores. Disponível para test-drives e pré-reservas já este ano, o modelo com apenas um lugar, já tem muitas encomendas em carteira. Pelo menos mil e duzentos clientes particulares já se deixaram seduzir pelo pequeno automóvel, conta a BBC.
[youtube:jaL7Dalcx-8]
Os revendedores também parecem entusiasmados com o "Colibri". Mais de 150 concessionários em todo o mundo já pediram autorização para comercializar o modelo.
O nome, "Colibri", não foi escolhido ao acaso. Antes porque a empresa acredita que ele reflete as qualidades do veículo: pequeno, ágil e veloz. Requisitos que estão, aparentemente, cumpridos. O Colibri pesa 440 quilos e tem cerca de 2,7 metros de comprimento, 1,2 metro de largura e 1,3 metro de altura.
O preço base na Alemanha, país de origem, é de quase onze mil euros.
A IMA estima que o modelo monolugar vá ser um sucesso, quer pelo conceito, quer pelas características do veículo. Os engenheiros da empresa perceberam que para o carro "ser apetecível" teria que custar muito menos do que outros modelos urbanos concorrentes.
«O nosso carro é 30 por cento mais barato do que os modelos similares movidos a gasolina ou a gasóleo», afirma Thomas De los Santos, fundador e presidente da IMA. Para isso, «tivemos que decidir entre ter um segundo lugar ou atingir as nossas metas de preço. Muita gente pensa que precisa de mais lugares no carro quando, na verdade, circulam sozinhas a maior parte do tempo».