Joaquim Chambel, da Proteção Civil de Santarém, indicou que vão ser recebidos reforços ao nível de homens, uma vez que já começa a haver necessidade de «refrescamento de meios».
Corpo do artigo
O comandante da Proteção Civil de Santarém considerou que continuam a existir «condições muito favoráveis à progressão» das chamas no incêndio no concelho de Ourém.
Em declarações aos jornalistas, Joaquim Chambel explicou que o combate a este fogo «continua a ser muito difícil» e que, por isso, estão já ser recebidos reforços, em particular ao nível dos efetivos.
«Grande parte do dispositivo está a defender e a consolidar à volta das povoações que foram atingidas durante a noite e começa a haver a necessidade de refrescamento de meios», explicou.
Joaquim Chambel deu ainda da chegada em breve de dois helicópteros pesados, apesar de ter reconhecido que as condições para o seu trabalho não são as melhores, por causa do «denso fumo».
Este comandante lembrou ainda que as chamas continuam a «progredir para poente» ajudadas pelas altas temperaturas, humidade muito baixa e vento de leste.
Joaquim Chambel sublinhou ainda que este incêndio tem estado sempre perto de populações, uma situação que ainda se mantém.