Um comboio de grande velocidade descarrilou, este sábado, no leste da China na zona de Zhejiang. De acordo com a agência Nova China, duas carruagens caíram de uma ponte.
Um comboio de grande velocidade descarrilou, este sábado, no leste da China, tendo duas das suas carruagens caído de uma ponte, avançou a agência noticiosa Nova China.
Este comboio, que fazia a ligação entre Hangzhou e Wenzhou, descarrilou na província de Zhejiang pelas 20:30 locais (13:30 de Lisboa), indicaram fontes dos bombeiros locais citados por esta agência
Entretanto, esta agência avançou um primeiro balanço de vítimas, tendo indicado que pelo menos 11 pessoas morreram e 89 foram hospitalizadas.
Existem dúvidas sobre a fiabilidade dos caminhos-de-ferro chineses cuja rede vai aumentar de 8358 quilómetros em 2011 para mais de 13 mil em 2011, aumento que surge a par de grandes cortes de investimento no sector.
O programa de extensão das linhas férreas chinesas foi essencialmente liderado pelo ministro dos caminhos-de-ferro, Liu Zhijin, que foi afastado do cargo em Fevereiro devido a «graves violações disciplinares».
Segundo a imprensa oficial chinesa, Liu Zhijin terá recebido subornos na ordem dos 88 milhões de euros.