A Comic Con, um evento consagrado nos Estados Unidos, chega esta sexta-feira a Matosinhos. De 5 a 7 de dezembro, a Exponor recebe convidados do mundo do cinema, banda desenhada e televisão. A organização já garantiu que a Comic Con vai manter-se, pelo menos, até 2018.
Corpo do artigo
Há vários anos que os membros responsáveis pela organização sonhavam em trazer para Portugal a Comic Con. Em entrevista à TSF, Paulo Rocha Cardoso sublinha que se trata «de um evento mundialmente reconhecido dentro da cultura pop e que estava na altura de providenciar esta experiência» aos portugueses.
A organização diz que a venda de bilhetes tem corrido bem - já foram comprados 20 mil ingressos para os três dias do evento - e há planos para a continuidade do evento até, pelo menos, 2018. O objetivo é realizar cinco edições anuais.
Questionado sobre se há público em Portugal para um programa tão específico, Paulo Rocha Cardoso explica que a escolha da Exponor, em Matosinhos, não foi inocente e espera «uma grande afluência da Galiza, onde existe uma grande experiência no mercado da banda desenhada». Quanto ao mercado português, acrescenta, «está a crescer cada vez mais, temos grandes autores com trabalhos excecionais que estão a ser apresentados, inclusive, no mercado internacional».
[youtube:0Kh2OJcwf2I]
Outro fator que vai ajudar a Comic Con Portugal, defende Paulo Rocha Cardoso, é o facto de para além da banda desenhada, apostar no cinema e na televisão. «Neste momento estamos a viver a era de ouro da cultura pop. Cada vez mais, super-heróis ou ícones da banda desenhada estão a a ultrapassar os livros e a passar para o grande ecrã, para os videojogos e séries de televisão», acrescenta.
A Comic Con vai contar com vários convidados de áreas que vão do cinema à banda desenhada passando pela televisão, como a atriz Natalie Dormer (que interpreta Margaery Tyrell em «Guerra de Tronos»), Morena Baccarin (de «Homeland» e «Firefly»), Seth Gilliam (de «The Walking Dead»), vários membros do elenco de «Da Vinci's Demons» como Tom Riley, Blake Ritson e Elliot Cowan, Clive Standen de «Vikings» e Paul Blackthorne de «Arrow».
Do mundo da banda desenhada, estão confirmadas as presenças do argumentista de «Saga», «Y: The Last Man» e coargumentista de «Lost - Perdidos» Brian K. Vaughan, da ilustradora Pia Guerra, para além do editor associado da Vertigo Gregory Lockard, entre outros.