Lisboa, Porto, Hamburgo e Berlim serviram de cenário para uma residência artística de desenhadores portugueses e alemães, que registaram impressões dessas cidades em desenho, no projeto "Comic-Transfer", a apresentar no domingo no festival AmadoraBD.
Corpo do artigo
"Comic-Transfer" é uma iniciativa do Goethe Institute, que convida autores de banda desenhada de vários países a trocarem de cidade e a desenharem paisagens urbanas, impressões e experiências em cadernos de viagens.
Neste projeto de residências, ocorridas em 2012 e 2013, Marco Mendes trocou de cidade com o desenhador Bo Soremsky e Ricardo Cabral fez intercâmbio com o autor Till Lassmann, sendo que esta última parceria resultou na edição de um livro, a lançar no domingo no festival de banda desenhada da Amadora.
«Em novos locais de trabalho, imergindo-se na cena da banda desenhada local, os artistas procuram os limites geográficos, religiosos e sociais das cidades que os acolhem», sustenta o Goethe Institute.
Ricardo Cabral começou por visitar Hamburgo, seguindo depois para Berlim durante o verão de 2012, enquanto o artista alemão Till Lassmann iniciou a viagem no Porto, rumando depois a Lisboa, durante o outono do ano passado.
Esse diálogo de desenhos urbanos entre ambos ficou registado no livro "Comic-Transfer", a editar com selo da independente Edições Polvo.
«Nas páginas deste livro estão reunidas as suas visões, que refletem a forma como vemos os outros e como os outros nos vêem a nós, as experiências e impressões das cidades visitadas», sustenta a editora na nota de imprensa.
Apesar das experiências de Marco Mendes e Bo Soremsky no "Comic-Transfer" não terem sido registadas em livro, estão em exposição, juntamente com o trabalho de Ricardo Cabral e Till Lassmann, no festival AmadoraBD, que termina no domingo. Com exceção de Till Lassmann, todos os autores vão estar no domingo no festival a falar sobre o projeto.
Para além de Portugal e da Alemanha, este desafio do Goethe Institute foi ainda estendido a artistas de banda desenhada de Espanha, França, Itália, Bélgica, Marrocos e Líbano.
Ricardo Cabral, 34 anos, ilustrador e autor de banda desenhada, que assinou os álbuns "Evereste", "Pontas Soltas - Cidades", "Newborn - 10 dias no Kosovo" e "Israel - Sketchbook", foi o artista em destaque na 24ª edição do AmadoraBD.