Este sábado, a cantora britânica dá as boas-vindas ao Festival dos Oceanos, que até 13 de Agosto apresenta em Lisboa vários espectáculos, noites de Fado e museus abertos à noite.
Corpo do artigo
No concerto de abertura da 8ªedição do festival, que no ano passado reuniu cerca de 350 mil pessoas nos vários eventos na zona ribeirinha, a cantora britânica Joss Stone actua às 21h00 na Praça do Comércio. A primeira parte ficará a cargo dos portugueses X-Wife.
Segundo a organização, o intercâmbio de culturas, a sustentabilidade e o entretenimento são os grandes temas do festival, que apresenta este ano, pela primeira vez, a Gaivota Marés como a sua mascote.
Num momento em que o Fado tenta uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade, na segunda-feira o fadista António Zambujo convida a brasileira Roberta Sá para um concerto inédito e, na quarta-feira, Ana Sofia Varela actua com o angolano Yami e a cabo-verdiana Ritinha Lobo.
Ambos os concertos são às 22h00 no Pátio da Galé.
Integrados na programação do festival, este ano são 27 os museus que vão estar abertos na quinta-feira, dia 4, até às 00h00, entre os quais o Panteão Nacional, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu Coleção Berardo.
Nas noites de sexta-feira e de sábado, 5 e 6 de Agosto, o espectáculo de rua Waterwall apresenta, às 22h00, na Praça do Comércio, «a épica luta do Homem contra a Natureza através de uma batalha entre 16 destemidos bailarinos e acrobatas e uma parede de 16 mil litros de água em fúria».
Com o habitual apoio da National Geographic, o festival vai ter em Belém uma exposição sobre a água, como era há milhões de anos, como é nos nossos dias e que perspectivas teremos para o futuro.
Também na marina do Parque das Nações estará o Clube dos Pequenos Descobridores, que será montado na caravela Vera Cruz e vai colher uma série de iniciativas ligadas à protecção dos oceanos e aos descobrimentos portugueses destinadas aos mais pequenos.
A realização das iniciativas implica cortes e restrições ao trânsito na zona ribeirinha de Lisboa, durante o fim da tarde e à noite, no sábado e nos dias 5, 6, 12 e 13 de Agosto, nomeadamente nas avenidas Ribeira das Naus e Infante D. Henrique, na Praça do Comércio e no Cais do Sodré.
O Festival dos Oceanos, que inclui também várias acções de sensibilização ambiental, é uma iniciativa do Turismo de Lisboa, com produção da Realizar e apoio do Turismo de Portugal e da Câmara de Lisboa.