Além de uma exposição para marcar, diz o PCP, mais de um ano de pacto de agressão assinado com a troika, a Festa do Avante inclui concertos de artistas portugueses e estrangeiros. Os velhinhos Proms, um conceito que nasceu no Reino Unido há mais de cem anos mas que se espalhou por todo o mundo serviu de inspiração para a abertura da Festa, no dia 7 de Setembro.
A Festa do Avante decorrerá este ano num clima pré-congresso comunista, com exposições e debates dedicados ao evento, apresentando um programa musical maioritariamente nacional que arranca num concerto Promenade com peças de 16 compositores clássicos, foi hoje anunciado.
O programa da Festa do Avante, que decorre a 7,8 e 9 de setembro, na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal, foi hoje apresentado em conferência de imprensa na sede do PCP, em Lisboa, por Ruben de Carvalho e Alexandre Araújo.
«O programa é completamente transversal do ponto de vista transversal, abrange praticamente todos os estilos musicais, desde a música erudita e clássica, ao rock, à música popular, tradicional, ao jazz e aos blues», disse Ruben de Carvalho.
O histórico organizador da Festa do Avante destacou o concerto "promenade", que terá lugar na abertura, na sexta-feira, na noite que há alguns anos costuma abrir com música clássica, e que terá os 80 elementos da Orquestra Sinfonietta de Lisboa a interpretar peças de 16 compositores.
O programa inclui três peças para solistas, um concerto para violino e orquestra, de Mendelssohn, um concerto para trompete e orquestra, de Haydn, e um concerto para piano e orquestra, de Grieg, destacou Ruben de Carvalho.
Ruben de Carvalho apontou também outro «traço particular» das festas do Avante, que são os espetáculos de artistas portugueses criados para o evento, em que «artistas se reúnem a outros artistas».
Neste formato, haverá um concerto dos Gaiteiros de Lisboa, com a presença confirmada de Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda), Adaifa e Zeca Medeiros, um concerto de Jorge Palma e amigos, em que participam Tim, Cristina Branco e Luís Bettencourt, e um concerto de Sara Tavares, com Nanci Vieira, Pacman e Rao Kyao.
Do programa constam também os fadistas Ana Moura e Hélder Moutinho, os Blasted Mechanism, Wraygunn, Cais do Sodré Funk Connection, Diabo na Cruz, Linda Martini, Peste & Sida, Wraygunn, entre outros.
Nos artistas estrangeiros, Ruben de Carvalho destacou a presença de Dumbai Jazz, da Guiné Bissau, de Remo Cavallini Blues Band, de Itália,os escoceses Shooglenift, os espanhóis Triquel e os ingleses Whiskey Dogs.