No dia em que se assinalam 25 anos da Bandeira Azul, a Federação Portuguesa de Concessionários de Praia defende uma alteração à lei para antecipar o início da época balnear.
Corpo do artigo
«Já com os primeiros raios de sol, as pessoas ávidas de praia deslocam-se em grandes quantidades para a praia sem qualquer tipo de apoio», disse o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia.
Para Luís Carvalho, é melhor ter poucos nadadores-salvadores do que não ter nenhum.
Os concessionários relembram que é cada vez mais difícil contratar nadadores-salvadores, por isso os custos devem ser partilhados «com outras entidades públicas», como a Marinha, câmaras municipais e Protecção Civil, que «não se podem alhear de toda esta situação».
A hipótese de antecipar o início da época balnear está a ser estudada por um grupo de trabalho criado por despacho conjunto dos ministérios da Defesa e do Ambiente.
Este ano, metade das praias designadas em Portugal vão ter hasteada a bandeira azul durante a época balnear, um reconhecimento pela qualidade ambiental. No total são 250 praias, cujo nome será divulgado esta quinta-feira.