
Crise
dr
O bispo de Viseu apelou aos padres da região para que entregassem parte do subsídio de Natal ao fundo de solidariedade diocesano.
Em declarações à TSF, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou que este é um exemplo a seguir por todos aqueles que tiverem possibilidades.
O padre Manuel Morujão referiu que a própria CEP tem um fundo para os mais necessitados mas quanto a seguir o apelo do bispo de Viseu, nada está decidido.
«Para já não houve nenhuma decisão a esse respeito. Seja como for, tendo em conta a experiência do ano passado, acho que é um exemplo a seguir, e estes exemplos devem ser imitados não apenas ao nível dos sacerdotes mas de todos os que podem», referiu.
«Felizmente tem havido esses gestos de partilhas. O fundo de solidariedade Conferência Episcopal já reuniu cerca de 600 mil euros e já distribuiu cerca de 350 a pedidos credivéis», acrescentou o padre Manuel Morujão.
Apesar de considerar que este é o tempo certo para «dar a alguns aquilo que a outros sobra», para já a Conferência Episcopal Portuguesa não decidiu se vai ou não seguir o exemplo do bispo de Viseu e pedir aos padres para entregarem parte do subsídio de Natal aos mais carenciados.