Consegue identificar um quadro falso? O desafio é de uma galeria londrina (vídeo)

Dulwich Picture Gallery
A Dulwich Picture Gallery, no sul de Londres, quer desafiar o público a distinguir uma obra de arte original de uma cópia. Encomendou a um estúdio de arte chinês uma reprodução de uma pintura a óleo, cujo nome ainda não foi revelado, e vai expô-la como um original a partir de 10 de fevereiro.
Corpo do artigo
Tudo faz parte de uma iniciativa coordenada pelo artista Doug Fishbone, intitulada "Made in China".
Fishbone espera que esta experiência levante questões sobre a natureza e a importância de uma obra de arte original. «No Ocidente, vemos réplicas como algo problemático, falso. Na China, a noção de copiar objetos culturais é vista de forma totalmente diferente", explica o norte-americano.
Para o diretor da galeria, Ian Dejardin, a iniciativa vai levar o público a olhar arte de uma forma diferente.
[youtube:QS2-DNt0hfo]
A escolha da China não foi por acaso. A região sul do país é a "campeã mundial" da reprodução em massa de obras de arte. Os estúdios da cidade de Dafen, por exemplo, produzem e exportam cinco milhões de cópias de obras de arte por ano.
O nome do quadro misterioso será divulgado em abril pela Dulwich Gallery. A pintura será exposta no meio da coleção permanente da galeria, que conta com 270 quadros, incluindo obras de mestres como Rembrandt.
A obra vai estar exposta durante três meses.