"A História de um gordo chinês que estava de barriga para o ar" é um conto infantil de Álvaro Cunhal, escrito durante a Guerra Civil de Espanha, e que vai ser tema de uma exposição na Torre do Tombo.
Corpo do artigo
Um chinês, gordo, dono de campos, dois meninos e um camponês pobre são as personagens da história que Álvaro Cunhal escreveu sob o pseudónimo Frederico Navarro.
O conto terá sido escrito em 1937 para a rádio Portugal Livre que emitia durante a guerra Civil de Espanha a partir de Madrid, conforme explicou à agência Lusa Silverstre Lacerda, diretor-geral da Direcção de Arquivos e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
O gordo chinês era dono dos campos e estava de barriga para cima quando foi visitado por dois meninos. Explicou-lhes que era muito cansativo ficar de barriga para o ar.
Os meninos também tentaram ficar na mesma posição, mas não conseguiram porque eram muito irrequietos e, então, concordaram com o gordo de que era muito cansativo estar de barriga para o ar.
Os miúdos encontraram depois um camponês pobre que desmontou a situação e lhes explicou que o homem gordo estava de barriga para o ar porque os outros trabalhavam para ele.
Silvestre Lacerda diz que o conto infantil de Cunhal é praticamente desconhecido ou mesmo totalmente desconhecido. Um cópia do original datilografado está na Torre do Tombo e será uma das peças de uma exposição sobre dados menos conhecidos sobre Álvaro Cunhal.