O filme do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, conquistou este sábado o Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno.
Corpo do artigo
Na 68ª edição do Festival de Cinema de Locarno, o júri composto por Nadav Lapid, Udo Kier, Daniela Michel, Jerry Schatzberg e So-ri Moon, decidiu premiar Andrzej Zulawski pela realização de "Cosmos", uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do "Hollywood Reporter" -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz. O filme assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, após 15 anos sem filmar.
Rodado integralmente em Portugal, na vila de Sintra e na Covilhã, "Cosmos" é protagonizado pela atriz portuguesa Victoria Guerra, num elenco que conta ainda com Ricardo Pereira e António Simão, e atores franceses como Sabine Azéma, Jean-François Balmer e Jonathan Genet.
"Cosmos" terá a antestreia durante a próxima edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que vai acontecer entre 6 e 15 de novembro, e chega às salas de cinema portuguesas a 19 de novembro.
O Leopardo de Ouro foi para o favorito "Right Now, Wrong Then", do coreano Hong Sangsoo. O Prémio Especial do Júri distinguiu o filme israelita "Tikkun", de Avishai Sivon. O palmarés completo pode ser consultado aqui.