
Costa Concordia a caminho de Génova
Reuters/Alessandro Bianchi
O navio que naufragou ao largo da ilha de Giglio em janeiro de 2012 está a deslocar-se a uma velocidade de cerca de 3,5 km/h a caminho de Génova, onde deverá chegar no domingo para ser desmantelado.
O navio Costa Concordia começou, esta quarta-feira, a sua última viagem, após dois anos de uma operação de salvamento para o retirar da costa da ilha italiana de Giglio, num naufrágio que custou a vida a 32 pessoas.
Ao som de buzinas e sinos de igreja, o navio, cerca de duas vezes e meia maior que o Titanic, está a deslocar-se a uma velocidade de cerca de 3,5 km/h a caminho de Génova, onde deverá chegar no domingo e onde vai ser desmantelado.
«Tudo está a desenrolar-se como previsto. É um grande dia para Giglio, mas só estaremos verdadeiramente serenos quando chegarmos a Génova», afirmou o sul-africano Nick Sloane, que está a liderar esta operação.
A totalidade da operação de salvamento do Costa Concordia deverá custar aos donos do barco cerca de 1,5 mil milhões de euros, isto segundo os cálculos do chefe executivo da Costa Crociere.