A costa Leste dos EUA está a prepara-se para a chegada do furacão Sandy, que matou 40 pessoas nas Caraíbas. A coincidência deste fenómeno atmosférico com outros que vão aparecer na zona já tem nome. A "Frankenstorm" promete um susto valente à beira do Hallowenn, a festa das bruxas.
Corpo do artigo
O furacão Sandy, de nível 2 , segue para Norte. Uma frente fria, com ar ártico, vem do Canadá para Sul, e a estes vai juntar-se, vinda de Oeste, uma tempestade com ventos fortes.
Um fenómeno raro como este mereceu assim dos meteorologistas o nome apropriado de "Frankenstrom".
As previsões apontam para que seja a maior tempestade dos últimos 100 anos e que vai atingir toda a costa Leste, a mais densamente povoada dos Estados Unidos.
A altura em que se conjugam todos os fatores será na noite de segunda para terça-feira. Mas o mau tempo vai começar já durante este fim-de-semana e vai sentir-se fortemente antes do Haloween, a muito festejada noite das bruxas, prevendo-se que dure uma semana.
Por isso, todas as autoridades se preparam para o pior.
Os americanos também já se começaram a preparar para os apagões e, habituados que estão às simulações e à prevenção, já esgotaram em algumas lojas o gelo seco, usado para manter os alimentos congelados nas arcas frigoríficas.
No ano passado, na noite das bruxas também houve uma tempestade, um forte nevão que causou 154 milhões de euros de prejuízo. A tempestade que se prevê para este ano, pode ser dez vezes pior, prevendo-se mais de mil milhões de danos.