Toda a costa marítima está sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Proteção Civil divulgou ontem um aviso sobre vento forte e agitação marítima durante o fim-de-semana.
Corpo do artigo
Apesar destes alertas, não há incidentes a registar na costa portuguesa até ao momento, mas preveem-se alguns problemas a partir do final da tarde de sábado e até ao início da noite de domingo.
Depois do aviso de vento forte e agitação marítima emitido pela Autoridade Nacional da Protecção Civil. (ANPC), em especial para a zona norte, a Capitania do Porto do Douro diz que está preparada para tomar algumas medidas.
Contactado pla TSF, o comandante Raúl Risso prevê que o mar galgue a linha de costa e, por essa razão, garante que existe já uma ação coordenada por parte das autoridades.
A previsão é de que a ondulação possa chegar aos 8 metros. Quanto ao vento, as autoridades alertam para intensidade que pode chegar aos 60 quilómetros/hora e rajadas que podem atingir os 90 quilómetros/hora.
Na Nazaré, há nova ronda de tentativas para surfar a onda gigante, prevista para as próximas duas semanas.
O comandante da capitania do Porto da Nazaré, Jorge Gorricha, disse hoje à TSF que, para já, tudo está calmo e a primeira enchente deve acontecer amanhã.
Além da Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dez distritos do continente, abarcando toda a costa marítima, sob aviso laranja devido a agitação marítima, nalguns casos com ondas de seis a sete metros.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro são os distritos com aviso laranja.
Em Lisboa, entre hoje e a madrugada de domingo podem ocorrer ondas de noroeste com seis a sete metros, diminuindo para cinco a seis metros a partir do início da manhã de domingo.
Idêntica agitação marítima é esperada em Coimbra, distrito que também será fustigado por vento da ordem dos 90 quilómetros/hora entre o meio-dia de hoje e o início da tarde de domingo.
Aveiro e Viana do Castelo podem esperar também ondas de seis a sete metros, passando para cinco a seis metros a partir do início da manhã de domingo.
No Porto, espera-se igual agitação marítima, com ondas de seis a sete metros, diminuindo para cinco a seis metros a partir do início de domingo. São também esperados ventos da ordem dos 90 quilómetros/hora, o que também lhe valeu um aviso amarelo.
Com menor agitação marítima, mas mesmo assim com aviso laranja, estão Faro e Setúbal, com ondas de noroeste com cinco a seis metros até à tarde de domingo.