Criado Grupo de Elite da polícia para evitar assédio sexual nos autocarros de Bogotá
A polícia colombiana criou uma equipa especial para combater abusos sobre as mulheres nos transportes públicos da capital.
Corpo do artigo
Chama-se Grupo de Elite Transmilenio e foi criado para perseguir abusadores que, aproveitando os autocarros superlotados da capital colombiana, incomodam as mulheres que viajam nesse transporte público.
Este grupo é formado maioritariamente por mulheres que atuam como agentes à paisana.
Um estudo, citado pela BBC Brasil, revela que em cada dez mulheres de Bogotá, seis já foram vítimas de abuso sexual nos autocarros da cidade pelo menos uma vez. O problema tem-se agravado: o número de queixas passou de 81 em 2013 para mais de 150 nos primeiros oito meses deste ano.
Nas primeiras semanas de patrulha foram detidos 17 alegados abusadores. Uma das agentes admitiu, em declarações, à BBC Brasil que agora os abusadores talvez «pensem duas vezes, porque não querem arriscar assediar uma mulher que pode ser uma polícia à paisana».
Os autocarros de Bogotá transportam diariamente cerca de 2 milhões de passageiros.