A criminalidade em Portugal atingiu, em 2013, o valor mais baixo dos últimos 10 anos. São dados do relatório anual de segurança interna, que é hoje apresentado oficialmente.
Corpo do artigo
O semanário Sol adianta que houve uma queda do número de crimes participados às autoridades: menos 27 mil crimes do que em relação a 2012.
Nos crimes graves e violentos, a diminuição é ainda maior. A descida foi de 9,5 por cento, ou seja, menos 2 mil casos. Estes valores, salienta o Sol, são os mais baixos nos últimos 10 anos.
Para Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, estes resultados não se podem dissociar do empenhamento de quem trabalha na PSP.
Quanto à descida registada na criminalidade grave, Paulo Rodrigues diz que ela se fica a dever a vários fatores: «A polícia tem duplicado praticamente tudo o que tem a ver com operações, a prevenção tem sido reforçada e há profissionais que hoje estão muito mais preparados para a criminalidade organizada, não só na parte do combate através da unidade especial, mas também através da investigação criminal».
Paulo Rodrigues considera também que a colaboração com as outras polícias tem melhorada o que ajuda a que seja dada «uma resposta à altura» à criminalidade em Portugal.