
Global Imagens/Gerardo Santos
Um estudo, que vai ser apresentado hoje, em Lisboa, revela que mais de 10% dos homens têm falta de interesse sexual. O cansaço e o stress no trabalho são os motivos para justificar as dificuldades.
Corpo do artigo
Ao todo, foram inquiridos mais de 5.255 homens, quase 2.900 em Portugal, os restantes foram entrevistados na Croácia e na Noruega.
O estudo foi conduzido pela investigadora do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Ana Carvalheira, e pelos investigadores Aleksandar Stulhofer, da Universidade de Zagreb, na Croácia, e Bente Træen, da Universidade de Tromsø, na Noruega.
Em declarações à TSF, a psicóloga Ana Carvalheira, diz que não ficou surpreendida com os resultados, porque muitos pacientes se queixam de dificuldades na erecção, de não conseguirem atingir o orgasmo ou de ejaculação rápida.
Ana Carvalheira sublinha que os resultados não são preocupantes, apesar da maioria dos homens desinteressados no sexo serem bastante jovens, entre os 30 e 39 anos.
Os resultados são apresentados esta segunda-feira, na conferência "Um estudo transcultural sobre os fatores associados ao interesse sexual masculino", no ISPA, em Lisboa.