
Gambozinos», de João Nicolau
DR
A curta-metragem «Gambozinos», de João Nicolau, premiado no Festival de Cinema de Cannes no ano passado, está nomeada em 11 categorias para os Prémios Lutins 2014.
Corpo do artigo
O filme de João Nicolau é um dos nomeados para estes prémios atribuídos em França desde 1998, para a promoção e difusão de curtas-metragens junto do grande público. Os filmes nomeados têm de ser europeus e ter tido estreia comercial em França.
«Gambozinos» está nomeado em 11 categorias: melhor filme europeu, melhor argumento e realização (João Nicolau), melhor produção (Luis Urbano, Sandro Aguilar e Justin Taurand), melhor ator principal (Tomás Franco), melhor atriz principal (Isabel Portugal), melhor fotografia (Mário Castanheira), Telmo Churro (melhor montagem).
[youtube:4PlGQqk0WPU]
As restantes nomeações são para Mariana Ricardo, na categoria de melhor música, Lucha d'Orey para melhor guarda-roupa, Bruno Duarte para melhor decoração, e Miguel Martins e Vasco Pimentel para melhor som (captação e montagem).
«Gambozinos» centra-se na história de um rapaz de dez anos, numa colónia de férias.
A cerimónia de entrega dos Prémios Lutins 2014 será realizada em dezembro. João Nicolau já tinha sido nomeado para os prémios Lutins 2007, pela curta-metragem «Rapace».
«Gambozinos» recebeu em maio do ano passado o prémio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, e estreou-se em outubro, em sala de cinema, em Lisboa, com outras três curtas-metragens portuguesas. A curta-metragem de João Nicolau conquistou o Grande Prémio da Curta-Metragem no Festival International du Cinéma Méditerranéen de Montpellier 2013.