Escolheram o YouTube como forma de dar a conhecer o trabalho. O primeiro vídeo já teve quase 70 mil visualizações. Beatriz Gosta é uma personagem de ficção inspirada em mulheres como Marta Bateira, a atriz que lhe dá corpo.
Corpo do artigo
"Estou farta de comer um pessoalzinho. Super quero namorar"
Namorados e sexo é um dos temas preferidos de Beatriz Gosta. Às vezes, a conversa chega a ter bolinha vermelha, mas Marta Bateira, que dá corpo à personagem, não aceita que se ponham "pis" em cima dos palavrões.
[youtube:sHRTTdyCQfY]
O desejo de Marta é um dia fazer stand up comedy com Beatriz Gosta e não rejeita a ideia de poder passar para a televisão a série que nasceu no YouTube. Desde que não tenha censura.
"Não tem "pis" nem queria nada que tivesse. A Beatriz não diz asneiras no gratuito. Se eventualmente diz uma ou outra asneira ou uma palavra mais forte super que se justifica, ela não fala de forma ordinária".
Para além disso, como se percebe facilmente ao ouvi-la, Beatriz Gosta é do Porto e, como tal, fala à Porto. "Somos portuenses e somos danados para a brincadeira", diz ela.
Marta Bateira é designer de moda, mas também canta (é M7) e tem outras personagens. À noite, é Isabel e ainda existe Isabel Dominique, uma "traveca snob". Com ela, trabalha uma equipa da qual fazem parte a rapper Capicua e o mentor dos We Trust André Tentúgal. É ele que filma.
Juntam-se em casa de um deles sexta ou sábado à noite "a beber uma cuca". As gravações são feitas de forma natural, com "tudo na galhofa".
"O pessoal às vezes pergunta se quero marcar uma posição mega firme porque apareço a beber uma bitola", conta Marta, para logo a seguir responder: "Não, eu estou a beber uma bitola porque vim do trabalho, tomei uma banhoca e fui filmar com eles".
Beatriz Gosta tem carisma e usa expressões muito próprias. Quer exemplos?
"Hellooo!" ou então... "Pau, pau, pau!".
"Pau, pau, pau é tipo super estou a causar, super que cheguei, arrasei, pau!", explica ela, sem abandonar as expressões que lhe são características.
Depois há o "quem acredita vai", que anda a correr nas redes sociais.
É uma expressão, anota, que "dá para tudo e o pessoal está mesmo a acreditar e está mesmo a ir".
E existem ainda outras mais fortes, "mega hardcore": "O pessoal também se apega à chucha matinal, mas eu gosto de todas".
Marta Bateira acha que "ainda se fala de sexo de forma muito séria". Ela justifica: "Ainda há muita mulher e muito homem mal resolvido e eu sinto essa causa e acho que posso estar à frente dela".
Feminista, desinibida, despida de preconceitos. De que é que Beatriz Gosta?
"Gosta de se divertir, gosta de dar leveza na parada em assuntos mega sérios, nunca se ri das pessoas, mas com as pessoas e ri-se dela própria". Pau!
[youtube:O-SEzOm6gqI]
[youtube:gc6_UiKOVJc]
[youtube:Y8wBsLyemk8]
[youtube:aESw4Xi9iLE]