
REUTERS/Francois Lenoir
É um dos debates científicos mais antigos e apaixonantes: porque razão as zebras têm riscas? Um estudo acaba de explicar que é para se protegerem dos insetos.
Corpo do artigo
Um novo estudo, publicado na revista "Nature Communications", aponta para que as listas sirvam para afugentar mosquitos parasitas.
O primeiro autor do estudo, o investigador Tim Caro, da Universidade da Califórnia, reconhece que não existe uma resposta final para este mistério, mas defende que a sua teoria é a melhor aposta.
Caro mostra que o nível de sangue de zebras encontrado em algumas espécies de insetos foi menor do que em outras espécies.
Ao longo de mais de um século, várias teorias têm sido apontadas para justificar a existências das riscas: camuflagem contra predadores, evitar o calor ou até um sinal de identidade de grupo.
Mas sobre estas hipóteses, o texto da "Nature Communications" diz que não existem evidências científicas que as suportem.
Os criadores da Teoria da Evolução, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, foram os primeiros a chamar as riscas das zebras à discussão, por volta de 1870.