Um filme de Orson Welles nunca estreado foi descoberto num armazém em Itália. «Too Much Johnson» é o título deste filme de apenas 40 minutos e realizado para acompanhar uma peça de teatro.
Corpo do artigo
«Too much Johnson» tem aproximadamente 40 minutos. É um filme mudo, a preto e branco, uma comédia sobre adultério protagonizada por Joseph Cotten,com música composta pelo futuro escritor célebre Paul Bowles.
Mas o projeto fracassou e as sequências filmadas, por exemplo uma perseguição em Manhattan, acabaram por ficar guardadas.
Até que se pensou que um incêndio na casa de Orson Welles, em Madrid, teria consumido a fita. Só que que um certo cheiro a vinagre mudou tudo.
A película foi encontrada agora numa pequena cidade italiana, Pordenone, mas estava guardada no armazém da associação Cinemazero há quase 10 anos.
[youtube:IwfxH2r7SS0]
«Too Much Johnson» era uma das oito fitas esquecidas numa velha caixa de madeira, que com o passar dos anos deixou de cheirar a vinagre e passou a tresandar.
Foi este intenso e insuportável cheiro que levou os responsáveis da associação a mexer nas fitas. Algumas tinham a inscrição com o nome de Orson Welles.
As peliculas foram entregues em 2008 na Universidade italiana de Gorizia para serem recuperadas. Mas o esquecimento guardou as fitas até que alguém resolveu mexer e começaram as surpresas.
A existência do filme estava bem documentada na biografia do realizador e até existiam filmagens da rodagem da película em 1938.
Três anos antes de «Citizen Kane», Orson Welles tinha 23 anos e pensou em fazer uma comédia onde aliava o cinema mudo aos palcos de teatro.
«Too Much Johnson» foi pensado para ser exibido em três partes, cada uma das partes abria os três atos da peça. A história trata de um adultério, mas nunca chegou a ser projetada para o público.
As bobines com o filme vão agora ser restauradas nos Estados Unidos, mas vão voltara Itália, onde o filme foi descoberto e vai ser exibido num festival de cinema mudo.