Daan Roosegaarde desenvolveu um dispositivo para combater o "smog", um fenómeno de poluição comum, por exemplo, na China. O "aspirador" vai ajudar a limpar o ar das grandes cidades.
Corpo do artigo
A invenção do famoso designer e inventor holandês já chamou a atenção das autoridades de Pequim que admitem, a curto ou médio prazo, testar o "aspirador de smog" nos parques da cidade.
O elemento central do dispositivo é uma bobina de cobre, que ao gerar um campo eletrostático atrai as partículas pesadas do ar contaminado. Daan Roosegaarde garante que o dispositivo pode ser instalado no subsolo.
[youtube:4PeylSTgNZI]
A China tem tentado reverter os índices de poluição, através da melhoria da qualidade do combustível, da limitação de automóveis em circulação e do investimento em energias renováveis. Ainda assim, Pequim tem uma poluição do ar 40 vezes acima do máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Há cerca de duas semanas, também a cidade chinesa de Harbin, no nordeste do país, praticamente encerrou devido à poluição. As escolas fecharam, os voos foram suspensos e as auto-estradas foram encerradas.
[youtube:bimjT2w9VqM]
A densidade das minúsculas partículas que existem no ar e causam o fenómeno do smog atingiu os 500 microgramas por metro cúbico, de acordo com a agência noticiosa estatal chinesa, a Xinhua. A agência Reuters garantiu, na altura, que o valor chegou aos 1000 microgramas.
Uma concentração muito acima dos 300 microgramas a partir dos quais a OMS considera haver perigo e dos 20 que são o limite diário recomendado.