
No Dia Internacional do Jazz, que hoje tem marca no calendário, a TSF passou pela Escola do Hot Clube, em Lisboa. A repórter Teresa Dias Mendes foi a uma aula, com músicos que apreciam sobretudo um género de música muito livre de barreiras.
Corpo do artigo
Hoje, o Hot Clube de Portugal (HCP) terá concertos de formações musicais de alunos da escola HCP no cinema São Jorge, em Lisboa, e ao final da tarde haverá uma aula aberta de história do jazz nos espaços do clube com o histórico contrabaixista Bernardo Moreira.
A partir das 22:30, o mais antigo clube de jazz da Europa terá uma maratona de concertos com músicos como Afonso Pais, Paula Oliveira, Nelson Cascais e Massimo Cavalli.
Os alunos da escola do HCP também atuarão na estação de metro Baixa-Chiado, em Lisboa, num concerto em simultâneo e em diálogo em direto, por transmissão vídeo, com o Brasil com alunos da Faculdade de Música Souza Lima, de São Paulo.
Este concerto transatlântico insere-se nas iniciativas do ano do Brasil em Portugal.
Istambul é, hoje, a cidade oficial das comemorações do Dia Internacional do Jazz, com a participação de músicos de várias nacionalidades, como o brasileiro Milton Nascimento, mas as celebrações estendem-se a outros países, como Portugal.
O Dia Internacional do Jazz foi lançado em 2012 pela UNESCO para promover uma expressão musical que simboliza "a paz e a unidade", mas, este ano, a organização quer aproveitar a efeméride para afirmar a importância do jazz nos movimentos de luta pela liberdade.