A DGS emitiu um alerta de calor para hoje para os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Setúbal, Beja devido à prevalência das temperaturas máximas muito elevadas.
Corpo do artigo
A informação consta da página na Internet da Direção-Geral de Saúde, que alerta que o calor esperado pode ter efeitos nocivos para a saúde.
Perante o calor, a DGS recomenda a adoção de medidas de prevenção destinadas especialmente a pessoas mais vulneráveis ao calor como crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos, medidas que passam, entre outras, pela ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, por evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Nos períodos de maior calor deve procurar permanecer em ambientes frescos e evitar, sempre que possível, atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente atividades desportivas e de lazer.
A DGS recomenda ainda evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas. Se tiver de sair à rua, utilize oupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30, adianta a DGS.
Em praias e piscinas não esqueça também de renovar a aplicação de protetor solar de 2 em 2 horas e após os banhos.
Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente e a costa norte da Madeira estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido ao calor.
Os distritos de Braga, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora e Beja estão sob aviso amarelo entre as 02h00 e as 20h59 de hoje devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.
A costa norte da Madeira está sob aviso amarelo, também devido ao calor, entre as 10h00 e as 21:59 de hoje.
O IPMA informa também que 24 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Porto e Aveiro estão hoje sob risco "máximo" de incêndio, encontrando-se o resto quase todo em risco "alto" e "muito alto".
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou em alerta amarelo todos os distritos de Portugal Continental, devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco.
Num comunicado, a Proteção Civil adianta que o alerta amarelo foi acionado às 14h00 de segunda-feira e prolonga-se até às 23h59 de quarta-feira.