
DR
O espanhol El Celler de Can Rocca foi hoje considerado, em Londres, o primeiro da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo e, pela primeira vez desde 2012, Portugal não está naquele "top".
Corpo do artigo
Aberto em 1986 pelos irmãos Jordan e Joseph Rocca, na localidade de Girona, Catalunha, o vencedor é conhecido pelas experiências e técnicas inovadoras aplicadas na cozinha tradicional catalã.
O Celler de Can Rocca, que só tem espaço para 45 pessoas, mas com um quadro de pessoal de 30, tinha perdido em 2014 o primeiro lugar agora reconquistado.
O Dinamarquês Noma, vencedor quatro vezes nos últimos cinco anos, desceu este ano para terceiro lugar, enquanto o segundo foi ocupado pelo italiano Osteria Francescana.
Pela primeira vez desde 2012, Portugal não tem um representante no "top 50", depois de o Vila Joya, dirigido pelo chef austríaco Dieter Koschina em Albufeira, ter sido despromovido do 22.º para 98.º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo.
No sentido inverso, o lisboeta Belcanto, do português José Avillez, [duas estrelas Michelin] entrou pela primeira vez para a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, onde passou a ocupar o 91.º lugar.
A lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo foi criada em 2002 e é organizada pela revista especializada Restaurant.
A iniciativa pretende celebrar a excelência gastronómica e as novas tendências culinárias internacionais.
A lista é criada a partir dos votos de um grupo de quase 1.000 líderes internacionais da indústria da restauração, como críticos, escritores, chefs, gastrónomos e proprietários de restaurantes, divididos por 27 regiões.